quinta-feira, 1 de abril de 2010

Óculos x Lentes de Contato


Quem sofre de problemas de vista, talvêz tenha o óculos como seu companheiro inseparável. Mas muita gente não gosta de usar óculos. E o que fazer? Vai de lentes de contato!

Comecei a usar óculos há muito tempo, e definitivamente não gostava. Opinião pessoal, mas eu achava feio. Além disso, o uso prolongado causava incômodo. Mesmo que a armação fosse leve, depois de muito tempo começava a pesar na base do nariz. E com muito tempo de uso, percebi que também estava vincando no meu nariz (onde fica a base do óculos).

Então deixei de usar e andei por aí às cegas, literalmente. E isso não foi nada legal nem inteligente, porque comecei a forçar a vista e o grau do óculos só aumentou. Daí resolvi ir ao oftalmologista e falar da minha insatisfação com o uso do óculos. Então ele me recomendou o uso das lentes de contato.

Fiz o teste de aptidão - sim, tem que ver antes se seus olhos irão aceitar as lentes - e deu certo! Hoje posso dizer que a lente de contato foi a melhor coisa que inventaram na medicina ótica! Para quem tem medo de usar, tenho que dizer que nos primeiros dias é meio estranho para tirar e colocar no olho. Questão de adaptação. Depois de uma semana você já está mega acostumado e pode colocar/remover facilmente.

Sobre os cuidados, vão de limpeza a conservação. Hoje existe um produto chamado ReNu Plus da Bausch&Lomb que facilita a vida de quem usa lentes, porque ele é multifuncional. Limpa, desinfeta, remove proteínas, enxágua, lubrifica e conserva suas lentes. Além disso, os usuários devem ter sempre um bom colírio (tem também o ReNu gotas lubrificantes que é ótimo) para usar quando sair de casa, caso caia alguma sujeira/poeira no olho ou ele resseque.

Existe uma infinidade de marcas de lentes de contato, de várias cores, de descarte diário/mensal ou anual. Já usei as descatáveis da Bausch&Lomb e as da Johnson&Johnson. Ambas são bem confortáveis, depois que você coloca, esquece que está usando. Essas são de descarte mensal, ou seja, depois de 30 dias eu descarto e uso um novo par. Isso é legal porque minimiza a possibilidade de contaminação das lentes e falando em saúde dos olhos todo cuidado é pouco! Vale lembrar também que não se deve abusar do uso e evite ao máximo dormir com elas, pois desgasta muito. A cor é questão pessoal, sempre usei incolores e nem parece que você tá usando mesmo!

Coloco as lentes às 7h e retiro às 22h sem problemas. E não, dormir com lentes não vai te deixar cego, caso esqueça de removê-las antes de ir para a cama. Os produtos fabricados hoje já são pensados nisso e alguns são feitos exclusivamente para uso 24 horas! Mas é bom evitar. Quando saio, se os olhos começam a ressacar ou entra alguma sujeira/poeira, aplico o colírio que sempre carrego comigo e pronto! Problema resolvido.

Mesmo se você usa lentes, também é altamente recomendável ter um óculos em casa. Por que? Porque se você tiver algum problema com as suas lentes, poderá colocar o óculos até resolver. E lentes também precisam de descanso, quanto menos usá-las, maior será sua "vida-útil". Por isso é importante ter um óculos. Use-o quando estiver em casa, deixe as lentes para quando for sair...

Bom, não vou dizer para você largar seu óculos agora e ir correndo numa ótica comprar lentes de contato. É preciso saber se você pode usar. Agende uma consulta com seu oftalmologista e fale do interesse em usar lentes. Ele vai dizer se o seu problema permite o uso de lentes e certamente lhe encaminhará para fazer o teste de aptidão.

Não faça nada sem conversar com seu médico, pode ser perigoso!!

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre o uso de lentes, para vocês verem que não é nenhum bicho-papão! Pelo contrário, é uma ótima aliada da sua saúde e deve ser usada com bom-senso.

Abraços

Obs.: Direitos das imagens usadas nesse post reservados à orgastictools, todaperfeita e conversademenina, respectivamente.

20 comentários:

  1. Oi Sávio, qdo der visite meu cantinho, obrigada, bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Sávio! E deixe me perguntar, você curte usar lentes de contato com cores, também?

    Abraços;

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Vinnie!
    Então, eu nunca usei lentes coloridas, mas tenho curiosidade sim. Acho legal aquelas que ficam com um ar de natural, lentes que ficam artificiais demais não rola...

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Realmente, foi a melhor coisa da medicina.

    ResponderExcluir
  5. a minha lente não consigo tirar coloquei colirio , lavei etc me ajude com uma sugestão do que fazer

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Como assim não consegue tirar?
    Se estiver tendo problemas com a sua lente, consulte imediatamente o seu oftalmologista!

    ResponderExcluir
  7. (Gente que doideira) Savio parabens pelo blog está favoritado sempre virei aqui agora hehehe...

    Anonimo ...
    Vc provavelmente dormiu com lentes que não é para esse fim !
    Quando a lente gruda na cornea o ideal é pingar gotas de lubrificantes até que ela se mecha, nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... puxar a força ou coisa do tipo. E dormir com lentes até para aquelas que são para esse fim, eu ñ recomendo mesmo!

    Uso lentes de cor e grau, uma marca legal que fica super natrual é a hidrocharme, a cor mel fica realmente muito natural.
    Eu odeio oculos e me sinto um professor usando. Por isso aderir a lentes de contato a 03 anos atras.
    Um conselho que sempre dô p quem usa ou p quem vai usar é :

    Para usar as lentes, vc ñ pode está com pressa, é isso mesmo! Se vc vai colocar de manhã antes de ir trabalhar ou para aula, o ideal é acordar um pouquinho mais cedo para fazer a assepsia com calma. Outra coisa não se lava lentes de contato com soro-fisiologico, e sim com o colirio especifico. O soro pode ser usado para lavar os olhos depois de tirar as lentes.

    Fico com a minha durante 12 horas para não forçar muito !

    ResponderExcluir
  8. Bem... Eu tenho apenas uma presbiopia leve (dificuldade para enxergar de perto). Uso óculos para descanso durante o dia quando estou no computador ou preciso ler algo por muito tempo. Fora isso, enxergo bem.

    Apesar de ser descendente de alemães, não fui agraciado com os olhos azuis da minha mãe hehe. Fiquei com os olhos castanho do Dad mesmo. A única herança da alemoada que eu ganhei foi a pele rosada. Afff! Mas td bem...

    Ainda bem que existem as lentes de contato coloridas. Através do meu oftalmologista conheci as lentes Magic Top e desde então sempre uso em ocasiões especiais pra mudar o visual. Tenho uma verde e uma azul. Todas as lentes desta marca são absurdamente naturais. Qse impossível perceber que a pessoa está usando lentes, mas isso se a curvatura da íris for ajustada corretamente no momento da compra. A maioria das óticas faz isso na hora mesmo. Caso contrário o olho fica com aquele aspecto de vitrificado e saltado, parecendo um gato rsrsr. Outro ponto bem interessante das lentes Magic Top eh a durabilidade. Apesar de terem finalidade estética, mas que podem ter grau tbm, duram um ano.

    ResponderExcluir
  9. Alemão,
    As Magic Top são bem naturais mesmo. A Solotica também lançou a linha "Natural Colors" agora que as lentes são mega naturais. Mas esqueceu do conforto e os usuários dessas reclamam muito, porque o tempo de uso é relativamente baixo, porque ela só possui uma curvatura-base. Já a Magic Top tem uma variedade, além da naturalidade das cores. Você ressaltou bem a questão da curvatura, que precisa ser ajustada ao olho de cada um. E isso a gente sabe consultado um especialista, se não, corre o risco de sair por aí com o famoso "olho de vidro", rs

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de usar lentes, mas sou muito atrapalhado e sempre quebro as coisas que pego :/. Mas minnhas maior dúvida é em relação ao vento, eu gosto muito de vento, sou universitário e preciso pegar ônibus para viajar todos os dias, e todos os dias vou com a janela aberta, a lente pode sair com o vento forte ?

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informatica. Daienne

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Para usar lentes, é bom ser no mínimo prudente e cuidadoso, porque elas são extremamente frágeis e precisam de delicadeza ao manusear. Quanto ao vento, o máximo que ele pode fazer é ressecar as lentes (o que você resolve aplicando uma ou duas gotas de colírio lubrificante). Não se preocupe que ela não sai com o vento não. Também vou pra faculdade de ônibus todos os dias e com a janela aberta, o que acontece é só o ressecamento, mas aí só aplicar colírio e tá de boa. Uso lentes há muito tempo e nunca elas cairam dos meus olhos, é só tomar alguns cuidados claro, quando for coçar o olho por exemplo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Daienne,

    Obrigado, fico feliz por gostar dos artigos do blog... Pode deixar que vou conferir agora!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá! meu oftalmo não falou nada de período de adaptação antes de optar definitivamente pelas lentes, ao contrário, falou que, existe sim, um "treinamento" no consultório, mas depois das lentes compradas. Ainda estou pensando no caso e tenho dúvida se poderei ficar com conforto em frente ao computador, pois, uso óculos com lentes multifocais, mas, para trabalhar no computador tenho que usar o óculos com lentes somente pra perto.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Estou com uma dúvida ñ sei se uso lentes ou óculos,minha tia tem uma ÓTICA e ela fica o tempo todo falando pra mim cuidar logo,tenho miopia e astigmatismo.Quando tinha 11 anos usei óculos mais por pouco tempo, desde em tão nunca mais,doze anos já se passaram e a unica coisa que faço é ir ao aftamologista mas acabo não comprando nem óculos nem lentes,com os óculos me sinto velha...e as lentes tenho medo de usar já fiz um texte passei 30min pra colocar uma lente rsrsr pra tirar foi mais rápido mas minha tia disse q eu tirei de forma errada,pr´xima semana vou ao AFTAMOLOGISTA mais dessa fez tenho que comprar meus óculos ou lentes? rsrsr
    tenho que me adaptar.
    Joaline Costa. Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  16. OI!TUDO BOM?!
    ESTOU QUERENDO USAR LENTES JA FIZ O TESTE, MAS TO ACHANDO UM POUCO SALGADO O PREÇO E NAO PODEREI FAZER OS OCULOS, SO AS LENTES. ME DÊ UMA OPINIAO. O RAPAZ QUE FEZ VAI FAZER GELATINOSA, COM ADAPTAÇAO RIGIDA POR CAUSA DO ASTIGMATISMO. PEÇO QUE ME AJUDE JA QUE VC USA FAZ TEMPO. MEU E MAIL renata.melo16@hotmail.com
    Desde ja agradeço
    Renata

    ResponderExcluir
  17. eu tenho astigmatismos e miopia eu posso usar lentes de contato coloridas?meu msn herlanny1213@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  18. posso pingar o renu , diretamente nos meus olhos ?

    ResponderExcluir
  19. É verdade que não se pode começar logo a utilizar lentes de contacto e que primeiro temos de utilizar óculos?

    ResponderExcluir
  20. Tenho medo de usar lentes,mas vergonha de usar óculos.O meu medo é de que elas grudem nos meus olhos e não queiram sair.Me dê dicas.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!